11 de jun. de 2008

Picareta é a mãe...

Existe uma cidade no NE (Ceará) chamada Santana do Acaraú. A cidade tem aproximadamente 25 mil habitantes e deve ser simpática como muitas cidades do interior nordestino. Mas como muitas cidades do interior nordestino, ela sofre nas mãos de coronéis e governantes que, comumente são a mesma pessoa ou que estão intimamente ligados nos bastidores.

Nessa cidade ocorria que todas as licitações para obras e prestação de serviços eram disputadas por apenas duas empresas. Até aí vá lá. O ideal é que haja muitas empresas disputando para que realmente hajam ofertas competitivas, mas de repente as licitações não eram tão atraentes assim para a iniciativa privada e por isso não havia tantos interessados, certo? E, além disso, duas empresas competindo já são suficientes para que haja uma ofetta melhor que outra, certo? Não para as duas. Em primeiro lugar por que o processo de escolha das empresas que participariam da licitação era picareta e em segundo lugar por que as duas empresas eram de propriedade da mesma família e, assim, eles ofereciam propostas quase idênticas e, claro, sempre ganhavam. Achou muito, calma, pra completar eles não entregavam os serviços contratados, apesar de receberem os repasses de verba.

Num caso mais do que escabroso de fornecimento de material escolar eles simplesmente jogaram todos os livros no lixo ao invés de entrega-los. Por que? Não sei. Pode-se especular que foi para economizar com a distribuição mas inda assim ter a nota de compra do material. Pode-se especular que o lucro deles foi calculado em cima de cada unidade e, assim, comprando mais unidades eles teriam mais lucro e, como concorriam com eles mesmos e o preço do serviço não interferiria no resultado da licitação, eles compraram material a mais e jogaram o excedente fora... Enfim... Pode-se passar o dia inteiro divagando sobre os motivos que os levaram a fazer isso. Picaretas, não? Calma que ainda não acabou.

A denúncia descrita no texto foi feita pelo fantástico no último domingo. O programa foi ao ar em cadeia nacional e, sendo a maior audiência no horário, provavelmente alguém em Santana do Acaraú estaria assistindo ao programa, o que geraria revolta na população, certo? Ahá... Não! Misteriosamente, durante o Fantástico deste domingo, a cidade ficou sem abastecimento de energia. Faltou energia durante uma hora e pouco na cidade, bem na hora em que a matéria foi exibida. Que coincidência.... hahaha.

Hoje saiu o laudo da companhia de energia do Ceará. A falta de energia foi provocada por pedaços de alumínio que foram jogados na central de distribuição, provocando curto-circuitos que cortaram o fornecimento de energia. Ou seja, foi sabotagem. Agora em tenho o direito de me perguntar: Quem será que mandou sabotar a rede elétrica? Seria (é) cômico se não fosse trágico. Para ver a matéria, clique aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

êêêêêê Brasirzão!!!

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha.