2 de jun. de 2008

Marketing Verde.

Li hoje em algum lugar (não me lembro onde, portanto não adianta clicar aqui por que não tem link) uma crítica sobre as campanhas ‘verdes’ de algumas marcas. Vanguardista que sou, já havia participado de uma discussão de bar sobre este tema na última sexta feira com o japonêis e o fumugo.

A discussão começou com uma crítica do japa sobre a atividade que a Nokia tem de recolher celulares velhos. Ele disse que isso era ruim por que, no fundo, só visava vender mais celulares o que, sob esta ótica, não tem nada de ecológico, mas somente de mercadológico. Pois bem, argumentei que não, que a ação era muito válida sim. Em primeiro lugar por que as vendas de celulares iam aumentar de qualquer forma e se isso incentiva a aumentar mais a da Nokia do que a dos outros, que seja, mas que recolhendo celulares ela ajudava a minimizar o impacto de suas atividades. O Fumugo também saiu em defesa da Nokia e argumentou que os celulares recolhidos eram reciclados e tinham alguns componentes reutilizados e que isso, além de economizar $$ da Nokia na fabricação de celulares economizava recursos naturais. Vencemos, convencemos o Japa que a ação era válida.

Hoje, na crítica que li, o autor do texto deu o argumento que faltou ao japonêis e que daria ele a ‘vitória’da discussão. O texto falava sobre campanhas ‘verdes’ em geral e não sobre essa ação específica da Nokia, mas serve. O autor argumentava que, ao realizar uma ação deste tipo, a empresa diz aos consumidores que consumindo seus produtos ele está contribuindo para salvar o ecossistema. O que, normalmente, não deixa de ser verdade.

Então o autor continuava dizendo que dessa forma, essas campanhas incentivam o camarada a consumir e que, em troca, ele recebe além do produto, algo que limpa a consciência dele por que está salvando o planeta. Pois bem, assim, o cara vai, compra um celular nokia e devolve o antigo dele para a reciclagem e, saindo da loja, entra com seus 70 kg em seu SUV 4X4 que pesa quase 3 toneladas, que tem um motor 5.0 litros, que faz 4,5 km/litro de gasolina e acha que fez a sua parte do salvamento do planeta. Esse sim é um bom argumento sr Japonês. Prestou atenção? O problema de campanhas de marketing ‘verdes’ é que elas incentivam o cara a fazer algo que ajuda, mas não é suficiente, mas ao mesmo tempo, é tão bonita e faz tudo parecer tão... tão... tão... verde, que dá ao consumidor a sensação de dever cumprido.

Então, fica aqui o meu grito: Abaixo às empresas social e ambientalmente responsáveis!

Calma lá né gente, também não é bem assim. A culpa é das agências de publicidade que não falam em suas campanhas que só ter conta no Real e usar desodorante kaiak não é suficiente para salvar o planeta. Ou será que é dos clientes que não aprovam campanhas que dizem isso?

2 comentários:

Guilherme Penteado Butkiewicz disse...

Muito bacana seu blog sr. Piui e sr. Marcão! Alta produtividade!! Mto bom.

Quando tiverem um tempinho visitem o meu: gpb-texto.blogspot.com

Juliana Dayan disse...

muito muito bom.

tenho um profesor que fala bastante sobre isso na aula dele, pra vc ver que não é totalmente vanguardista...hehehe

concordo plenamente com o texto.