15 de set. de 2011

Ah, a Yahoo... Eu bem que avisei.

Eu já tinha dito aqui, muito tempo atrás, que o presidente do conselho da Yahoo era um animal por não querer vender a sua empresa para a Microsoft quando esta oferecia algo em torno de 10 a 20% além do preço de mercado por cada papel. Comentei que se eu fosse acionista estaria mito bravo por que o papel da Yahoo nunca chegaria àquele valor organicamente.

É difícil para o paio enxergar, mas esse filho só dá despesa... O email Yahoo não é o preferido nem o maior. O portal idem. As redes sociais idem. Os caras são mais ou menos em tudo e seus concorrentes sempre têm, ao menos, um serviço muito bom, líder, preferido, top of mind...

Mas eles não venderam mesmo. Acharam que a empresa iria se recuperar e milagrosamente lançar algum produto que iria fazer da Yahoo uma empresa que valia mais do que os 10 ou 20% a mais que o sr. Gates oferecia.

Agora, como pode ser lido aqui, depois de a companhia passar a valer menos que a metade que o tio Bill ofereceu em 2008 e de só perder mercado para os outros (nunca mais inovou e nem lançou nada de relevante, em uma visão generalizada), eles demitiram a CEO e vão vender... Imagine se eu fosse acionista desde aquela época. Ia querer a cabeça de todo mundo do conselho. Ia pleitear na justiça que eles me pagassem a diferença corrigida enmtre a oferta de 2008 e a oferta que será feita agora.

Se eu fosse o Bill Gates, só de sacanagem, ofereceria hoje uns 10% a menos do que o mercado diz que vale, só pros caras aprenderem que quando boas ofertas aparecem, as pessoas devem agir, não esperar intervenções divinas ou tentar melhorar ainda mais uma proposta que já era irrecusável.

Se quiserem ver a cotação de hoje dos papéis, eles são negociados na NASDAQ e seu código é YHOO. A advfn é uma boa fonte de consultas. Talvez exija cadastro, mas este é grátis.

Um comentário:

Piuas disse...

sei que estou em débito contigo, mas pretendo voltar a escrever. breve.