17 de jun. de 2011

Fume sem sujar

Confesso que fumo. Tá, eu sei que tal ato é idiota, faz mal à saúde, incomoda as pessoas, custa caro... Mas eu fumo ainda assim e não estou escrevendo para me justificar, pedir desculpas ou ajuda para parar, é outra coisa que me incomoda...

Assim como eu, muitas pessoas fumam no mundo. Estatísticas indicam que são consumidos cerca de 15 bilhões de cigarros por dia no mundo. 15 bilhões! Isso é o mesmo que dizer que se fuma 173.611 cigarros por segundo ou 5,5 QUADRILHÕES de cigarros por ano. No Brasil, fazendo uma conta extrapolando as porcentagens (20% de fumantes x 10 cigarros por dia cada um), posso supor que são fumados cerca 400 milhões de cigarros por dia.

Pois bem, aqui no Brasil (assim como em outros lugares do mundo), uma dos gestos mais comuns de fumantes é o tradicional ‘arremesso de bituca’. Agora, mais uma vez acochambrando, se metade dos cigarros são fumados fora de casa (quando ocorre o arremesso, em casa ninguém faz isso), todos os dias 200 milhões de tocos de cigarro são descartados de maneira incorreta, sem nenhuma preocupação.

Vamos a mais uma conta imprecisa: 1 ponta de cigarro tem aproximadamente 1,6 cm3 - 3.5 cm de altura e 3,85 mm de raio. Assumindo que são descartados incorretamente 200 milhões de cigarros, teremos um montante de 325,8 m3 de bitucas jogadas no chão todos os dias. Para efeito de comparação, isso equivale a quase mil porta malas cheios de um Chevrolet Meriva, ou então 10 containeres. Sabe aquelas caixas de metal que usam um caminhão inteiro para serem transportadas até os navios? Pois bem, são dez TODOS OS DIAS, somente no Brasil – claro, de acordo com contas imprecisas, mas colocando um desvio padrão enorme, digamos uns 30% de variação, teríamos algo entre 7 e 13 containeres por dia de bitucas mal-descartadas. É lixo pra caramba!

E isso vai para nos bueiros, entupindo-os e contribuindo para enchentes, vai parar nos rios, contribuindo para a desoxigenação do rio e sua conseqüente morte, pode ser comido por animais aquáticos que também morrerão... Enfim, toda sorte de desgraças.

Eu já fui um desses fumantes, mas me orgulho em dizer que há pelo menos 5 ou 6 anos não jogo mais nenhuma ponta de cigarro fora do lixo. É simples, jogo no cinzeiro ou apago e jogo no lixo. Não custa. Mas se não custa, por que não consigo convencer ninguém a fazer isso? É impressionante a sorte de reações que eu vejo. Alguns se tocam e dizem, é verdade, mas não recolhem a ponta que acabaram de jogar e nem se lembram de dar o destino correto da próxima. Outros são ainda piores, me chamam de eco-chato, de fresco, de metido a salvador do mundo...

Alguns ainda me perguntam: Você acha que só por que você está jogando no lixo isso representará alguma diferença? Eu respondo: Alguém tem que começar, né? Se a diferença é pequena, me ajuda aí, faça você também que juntos a gente faz duas vezes mais diferença. Mas a minha vontade é dizer: Que pergunta idiota é essa? Os fumantes serão sempre UM SÓ, e precisamos que cada UM SÓ fumante faça o mesmo. Mas aí que eu não consigo apoio mesmo. Então, normalmente, fico com a versão polida da resposta.


Quando eu decidi não jogar mais lixo no chão, logo me deparei com o problema dos cigarros. Era fácil guardar papel de bala, de chocolate, flyers e volantes etc até chegar a um lixo, mas as bitucas têm cheiro forte e isso desestimula. Desestimula, mas não diminui a minha responsabilidade sobre o lixo que eu estou gerando.

Hoje eu apago e seguro na mão até a primeira oportunidade. E ela nunca está tão longe assim. Uma lixeira pública, de um bar ou um cinzeiro... Fácil. Sempre tem. É questão de costume. Hoje eu faço isso no automático. Acabei o cigarro eu o apago e jogo no primeiro lugar adequado que vir. Às vezes, inclusive me flagro levantando do sofá de casa, caminhando até a janela par jogar a brasa fora e voltando para jogar a ponta no cinzeiro, ao invés de só jogar no cinzeiro. É automático. No começo é preciso vontade para se policiar, mas em pouco tempo o gesto é incorporado...

Então, se você fuma assim como eu, azar o nosso, mas não deixe o problema mudar de esfera, jogue o seu lixo em locais adequados. E jogue todo o seu lixo assim. O planeta agradece.

2 comentários:

Heloiza Do Valle disse...

Eco-chato!
hahah brincadeira Brunão, o texto é ótimo e a iniciativa melhor ainda. Já te elogiei por isso, mas preciso fazer o mesmo.

Piuas disse...

Obrigado pelo comentário Helô... E também pelo elogio (eco-chato é um elogio, não?), fico feliz que tenha visitado o Lemelão - O retorno.
Só queria completar o texto dizendo que as bitucas de cigarro ainda são recicláveis. É só procurar no Google 'reciclagem de bitucas' e inúmeros sites irão aparecer com os produtos finais. Em grande escala existe apenas uma indústria de tecidos reciclando pontas de cigarros, mas já há projetos que, provavelmente em breve, serão abraçados pela indústria tabagista do mal, com o intuito de não ficar tão má na foto... Nesse caso seria para fazer papel. Espero que eles comprem mesmo essa idéia. Adoraria continuar fumando e ainda assim diminuir minhas pegadas.